Entreposto - Ceagesp, Ceasa - Gestfrut: nova opção para o gerenciamento econômico da produção de frutas

Gestfrut: nova opção para o gerenciamento econômico da produção de frutas

Ferramenta para avaliações econômico-financeiras da produção de 11 frutas de clima temperado

A Embrapa apresenta o GestFrut, uma ferramenta para avaliações econômico-financeiras da produção de 11 frutas de clima temperado - ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva.

O GestFrut foi desenvolvido, integrando conhecimentos de pesquisadores e produtores, com o objetivo de auxiliar na gestão da fruticultura de clima temperado, com foco em análises econômicas e financeiras, contemplando aspectos de curto e longo prazo. A ferramenta está disponível gratuitamente online, no endereço www.embrapa.br/uva-e-vinho/Gestfrut.

Segundo Joelsio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho responsável pelo projeto de desenvolvimento da nova ferramenta, a fruticultura de clima temperado é uma das atividades econômicas e sociais mais importantes na região sul do Brasil. "A fruticultura é uma atividade que, em geral, possui alto valor agregado, estando presente em grande parte das  propriedades rurais familiares, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Essas propriedades são responsáveis por cerca de 60% da produção nacional dessas frutas", potuou.

Apesar da grande relevância, o pesquisador destaca que a grande maioria dos  produtores rurais brasileiros não faz uma adequada gestão de investimentos, custos e receitas. "Em geral, os produtores estão muito preocupados em utilizar as novas  tecnologias de produção, como, por exemplo, novos tratamentos fitossanitários. Mas não se preocupam com tecnologias de gestão, como o controle de custos. Essas são muito pouco utilizadas na propriedade", avalia Lazzarotto.

Diante deste contexto foi desenvolvido o Gestfrut, que possibilita realizar estimativas e análises econômicas e financeiras de diferentes sistemas de produção de frutas, incluindo as fases de produção no campo e de pós-colheita (se houver). Além disso, foi elaborado um caderno de escrituração para cada fruta, contando com três objetivos principais: constituir-se em uma ferramenta que, ao longo do ano, permita registrar e armazenar informações essenciais de distintos sistemas de produção, que podem estar associados com o emprego de tecnologias convencionais ou orgânicas; reunir as informações necessárias para utilizar a ferramenta; e auxiliar na tomada de decisões, no planejamento e na avaliação das diferentes atividades executadas, verificando se estas permitiram, ou não, atingir os resultados esperados e, desse modo, realizar, quando necessário, possíveis ajustes nos sistemas de produção.

O Gestfrut foi desenvolvido no ambiente do software Microsoft Excel, com recursos de programação do Visual Basic, e possibilita realizar estimativas e análises de eficiência econômica (receitas, custos, lucro, lucratividade etc.), de viabilidade financeira (tempo de recuperação do capital, taxa interna de retorno, retorno adicional sobre o investimento etc.). Também pode avaliar o impacto nos resultados econômicos e financeiros do sistema de produção (ex.: verificar o que acontece com o lucro quando se aumenta o preço de um determinado insumo); identificar as variáveis que mais impactam nos resultados econômicos e financeiros da produção da fruta avaliada; e realizar simulações para estimar e analisar riscos econômicos e financeiros do sistema de produção.

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respectivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego.
As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies. Ler Política de Privacidade

Eu entendi.