A Mercedes-Benz do Brasil começa a testar a propulsão do diesel obtido a partir da cana-de-açúcar. O combustível é oferecido pela empresa Amyris Brasil, subsidiária da Amyris Biotechnologies, empresa norte-americana especializada em produtos renováveis, que está aplicando uma plataforma tecnológica própria para produzir combustíveis de transporte e produtos químicos renováveis.
Em parceria com a Amyris, a Mercedes acaba de concluir a primeira fase de testes da tecnologia. Para tanto, a fabricante de veículos comerciais utilizou em um tanque de combustível 90% de diesel comercial de algumas áreas metropolitanas (S50) e 10% do novo diesel.
Mesmo presente em um porcentual aparentemente pequeno, o novo combustível já proporcionou uma redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar em nada as emissões de NOx (óxido de nitrogênio).
"Nos ensaios comparativos, em que utilizamos 10% do novo diesel e 90% de diesel comercial, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais. Com isso reforçamos nossa confiança no uso desse novo biocombustível. Ele se mostra como uma alternativa interessante, pois não requer alteração na estrutura da frota atual", afirma Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz.



Twitter
Digg
Del.icio.us
Yahoo
Technorati
Facebook