Notícias Ceagesp e Ceasas

18 / 05 / 2012
Tamanho do Texto
  • Aumentar Tamanho da Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Tamanho da Fonte
Home Ceasas Brasil Centro-Oeste Ceasa DF vai adotar programa de desperdício zero

Ceasa DF vai adotar programa de desperdício zero

Hits smaller text tool iconmedium text tool iconlarger text tool icon

Dados da Embrapa apontam que diariamente 39 mil toneladas de alimentos produzidos no Brasil são jogados fora. Na Ceasa-DF, das mais de 30 mil toneladas de alimentos produzidos por mês, entre 8% a 10% têm o lixo como destino final, o equivalente a duas mil toneladas por mês.

Para amenizar os impactos causados por esse desperdício e resolver o problema de desnutrição, a central de abastecimento está investindo em infraestrutura e tecnologia para viabilizar o aproveitamento de 100% dos produtos que passam pelo local. Esta semana 41 contêineres e outros 39 que estão por vir, serão distribuídos nas instalações da empresa. Essa foi a medida adotada pela Ceasa-DF para separar o lixo seco do orgânico. O presidente da Ceasa, Júlio Menegotto, informou que os alimentos em condições de consumo serão coletados nos boxes e distribuídos a entidades filantrópicas. “Os inapropriados servirão para, em um segundo momento, o preparo de composto, e em parceria com a Emater-DF, vamos devolver aos produtores material para o preparo de adubagem. Já o lixo seco vai para a reciclagem correta”.

Outra medida adotada é a aquisição de uma varredoura mecânica. O equipamento, que faz o trabalho de 30 homens/hora, vai melhorar o sistema de limpeza que há pouco era precária e muitas vezes inviabilizava o acesso do público externo, informou Menegotto.

A Ceasa também passara por uma ampliação que, segundo a instituição, permitirá que novos atacadistas tenham acesso aos espaços, impactando positivamente na economia local, gerando mais empregos e ofertando mais variedades para os consumidores da Ceasa. Segundo o presidente, até meados do próximo ano os boxes já estarão prontos para serem licitados e alugados pelos atacadistas interessados. No total serão construídos 54 novos boxes.

 

 


Enquete

Qual assunto você gostaria de ler mais?
 

Publicidade