Notícias Ceagesp e Ceasas

07 / 02 / 2012
Tamanho do Texto
  • Aumentar Tamanho da Fonte
  • Tamanho de Fonte Padrão
  • Diminuir Tamanho da Fonte
Home Agrícola Hortifruti Dieta rica em frutas reduz risco de câncer de cólon

Dieta rica em frutas reduz risco de câncer de cólon

Hits smaller text tool iconmedium text tool iconlarger text tool icon

Uma dieta rica em frutas e com pouco consumo de carne diminui o risco de câncer de cólon, segundo um estudo da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos.
O artigo, divulgado na publicação The Journal of Nutrition, mostra que um alto consumo de carne pode aumentar as chances de surgimento do câncer de cólon, segundo mais mortífero nos EUA, perdendo apenas para o de pulmão. Os pesquisadores diferenciaram três tipos de pessoas segundo sua dieta: os que consomem muitas frutas e que quase não provam carne, os que combinam altas quantidades de frutas com um consumo moderado de carne e os que basicamente só consomem carne.

O estudo revelou que os grandes e médios consumidores de carne têm 70% a mais de chance de desenvolver um câncer que aqueles que seguem uma dieta alta em fruta e baixa em carne.

A dúvida dos investigadores era a saber se, apesar de ingerir grandes quantidades de carne, uma pessoa poderia resistir aos males deste tipo de alimento ingerindo grandes quantidades de frutas.

"Alguns estudos descobriram um efeito protetor da fruta e das verduras, mas muitos outros sustentam que não há relação entre o consumo de frutas e verduras e o risco de desenvolver tumores ou pré-tumores de cólon", dizia o estudo.

A alimentação alta em carne é típica da população americana. Por isso, o estudo recomenda um maior consumo de cereais integrais e de fruta, além de uma redução dos alimentos altos em açúcar e gorduras.

Para a realização do estudo, os investigadores realizaram 725 pesquisas com perguntas sobre hábitos de consumo de alimentos, tabaco e outros produtos a pessoas que se submeteram a uma colonoscopia.

Testes mostraram que 203 pessoas entre os entrevistados tinham adenomas - pólipos que podem chegar a se tornar um câncer e normalmente retirados durante a colonoscopia. Segundo estimativas, 52.000 pessoas morrerão de câncer de cólon em 2007.

Estadão



 

Enquete

Qual assunto você gostaria de ler mais?
 

Publicidade